Sobre os dons que Deus nos dará no Céu
São tais e tantos favores que se recebem de Deus na Pátria Celeste, que não se podem imaginar nem mesmo desejar convenientemente.
Quem jamais entenderá o que seja sentar-se à mesa de Deus? O ser servido por este mesmo Deus e alimentado com as suas beatitudes?
Quem imaginará que coisa seja o ingresso da alma na gáudio de seu Senhor?
Ó Senhor, ó Senhor, quem se põe a considerar os teus benefícios, te vê tão inebriado de amor, que parece que tua felicidade consiste em amar as criaturas, em fazer-lhes bem e alimentá-las de Ti mesmo.
Ó Senhor, ilumina nossas almas, para que percebamos bem o vosso amor, a fim de que te amemos, e, amando-Te, nos transformemos em Ti mesmo, por uma união amorosa.
Ó coração humano, que coisa buscas? As sobras? O vento? O nada? Desprezando Aquele que é tudo? Que é a Onipotência? Que é a suma Sabedoria? Que é a inefável Bondade, a Beleza incriada, o Sumo bem e o Pélago infinito de todas as perfeições?
E este Deus te procura, te chama com novos benefícios relembrando-te os antigos favores concedidos.
Sabes donde provém esta inaudita insensibilidade?
Da tua tibieza. Não rezas. Não meditas. E, sem luz e sem calor, não é maravilha que te atraiam as obras das trevas.
Entra, ó alma, ó religioso tíbio, entra na escola da meditação e da oração. Ali aprenderás que o verdadeiro estudo cristão e do religioso é acostumar-se a renegar a vontade própria, para cumprir somente a de Deus; e odiar a si mesmo, para amar somente a Deus.
Sem este, todos os outros estudos, todas as outras ciências, nada são a não ser lenha de presunção e soberba. E, quanto mais iluminam a inteligência mais cegam a vontade, arruinando a alma que adquiriu a ciência.
Retirado de: O Combate Espiritual, Lourenço Scúpoli. Edições Paulinas, 2º Edição.
Maravilhoso meditar sobre o Céu! Que bom que os Freis fizeram esse blog! Com certeza virá muita sabedoria para nós!! Deus os abençoe!
ResponderExcluir