sexta-feira, 3 de agosto de 2018

Benção de S. Francisco

   Sobre a origem desta referem-nos Tomás de Celano, ilustre biógrafo de S. Francisco (II Leg. 2, XX, p. 208), e S. Boaventura (Leg. C. Francisci c.11,, n.9): " Achando-se o Santo no Monte Alverne, recluso em sua cela, sentia Frei Leão, um dos seus mais íntimos companheiros, que então sofria fortes tentações, grande desejo de possuir como lembrança uma breve palavra do Senhor, escrita pela mão de S. Francisco... E eis que um dia o chama Francisco, inspirado por divina revelação, dizendo-lhe: " Traga-me papel e tinta para escrever-te a palavra de Deus e a palavra que ponderei no meu coração" ... Tendo à mão o que pedira, traçou num pergaminho a palavra de Deus, como Frei Leão desejara, acrescentando a sua benção ao Irmão, dizendo: " Toma este escrito e conserva-o diligentemente até o dia da tua morte". Imediatamente cessou toda a tentação".

   O original desse escrito, tendo no verso os "Louvores a Deus", encontra-se na igreja patriarcal do Sacro Convento de Assis, onde é conservado com grande veneração.

   Além da versão portuguesa reproduzimos aqui o precioso autógrafo desta benção e o texto latino na íntegra, sem as abreviações usadas naqueles tempos.


BILHETE QUE DEU S. FRANCISCO A FREI LEÃO 
O Senhor te abençoe e te proteja! 
Mostre-te a sua face e se compadeça de ti! 
Volva a ti o seu rosto e te dê a paz! (Nm 6, 24-26). 
Frei Leão, o Senhor te abençoe! 
AUTÓGRAFO DA BENÇÃO
Benedicat tibi dominus et custodiat te - ostendat faciem 
suam tibi et misereatur tui 
convertat vultum suum ad te 
et de tibi pacem 

Fr. Leo   Dominus benedicat te.

   A estas palavras acrescentou Frei Leão com tinta vermelha:
    "Dois anos antes da sua morte, passou o bem-aventurado Francisco a quaresma no Monte Alverne, em honra da bem-aventurada Virgem Maria, Mãe de Deus, e do bem-aventurado S. Miguel Arcanjo, desde a festa da Assunção da santa Virgem Maria até a festa de S. Miguel em Setembro. E fez-se sentir sobre ele a mão do Senhor. Depois da visão e conversa com o Serafim, depois da impressão dos estigmas de Cristo no seu corpo, compôs ele estes Louvores  e os escreveu no verso desta folha com a sua própria mão, rendendo graças ao Senhor pelo benefício a ele concedido".


Share:

0 comentários:

Postar um comentário