Fragmentos à Santa Clara

 

   Ambos esses fragmentos foram conservados por Santa Clara e por ela incluídos na Regra que elaborou para as suas irmãs, as Damas Pobres, depois de sua morte denominadas Clarissas. Já as primeiras bulas que confirmaram a sua Regra reproduziam esses fragmentos. O início do segundo pode ser considerado, como apontou o Rev. Fr. Cuthbert, como o autêntico resumo da principal ambição, do objetivo, do ideal de São Francisco: - "Eu, o pequenino irmão Francisco, desejo imitar a vida e a pobreza do nosso altíssimo Senhor Jesus Cristo e da sua Mãe Santíssima, e assim perseverar até o fim ..."

   I.
DESVÊ-LO DE SÃO FRANCISCO PELAS DAMAS POBRES
   Pois que, por inspiração divina, vos constituístes filhas e servas do altíssimo Pai celeste, soberano Rei, e tomastes o Espírito Santo por esposo, elegendo uma vida conforme a perfeição do santo Evangelho, eu quero e prometo por mim mesmo e por meus irmãos ter sempre um atento cuidado e solicitude especial por vós, como por meus próprios irmãos.

II.
DERRADEIRA VONTADE QUE ESCREVEU 
SÃO FRANCISCO PARA SANTA CLARA
   Eu, o pequenino irmão Francisco, quero seguir a vida e a pobreza de nosso altíssimo Senhor Jesus e de sua Santíssima Mãe, e perseverar nela até o fim. E rogo-vos, Senhoras minhas, e vos dou o conselho de sempre viverdes nesta santíssima vida e pobreza. E acautelai-vos bem de jamais vos afastardes dela, por instigação ou conselho de quem quer que seja.


Retirado de: Os Opúsculos de S. Francisco de Assis, editora Vozes 1956; III Edição.

0 comentários:

Postar um comentário