![]() |
Última comunhão de São Francisco |
Disse o Senhor Jesus aos seus discípulos (1 Cor 2, 14): "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém chega ao Pai senão por mim. Se vós me conheceis a mim, também certamente havíeis de conhecer meu Pai; mas conhecê-lo-eis agora, pois já o tendes visto". Disse-lhe Filipe: "Senhor, mostra-nos o Pai e isso nos basta". Respondeu-lhe Jesus: "Há tanto tempo estou convosco, e ainda não me conhecestes? Filipe, quem me vê a mim, vê também meu Pai". O Pai habita numa luz inacessível e Deus é espírito, e ninguém jamais viu a Deus (1 Tim 6, 16; Jo 4, 24; Jo 1,18). Porquanto Deus é espírito, só pelo espírito pode ser visto, porque é o espírito que vivifica, ao passo que a carne para nada serve (Jo 6, 64). Mas também o Filho, enquanto é igual ao Pai, não pode ser visto por ninguém de outro modo, senão como o Pai e o Espírito Santo. Daí são réprobos todos aqueles que viram a Nosso Senhor Jesus Cristo segunda a sua humanidade, sem o ver segundo o espírito e a divindade, e não creram que é verdadeiro Filho de Deus.
Do mesmo modo, todos os que vêem o Sacramento do Corpo de Cristo, consagrado pelas palavras do Senhor sobre o altar, nas mãos do sacerdote, sob as aparências de pão e de vinho, mas não vêem e creem, segundo o espírito e a divindade, que ele é verdadeiramente o Santíssimo Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, esses também são réprobos, segundo o próprio Altíssimo que diz: Este é o meu Corpo e o Sangue da Nova Aliança; e: quem comer a minha Carne e beber o meu Sangue possui a vida eterna (Mc 14, 22-24; Jo 6, 55). Por isso, quem possui o espírito do Senhor, o qual habita nos que lhe são fiéis, recebe o Santíssimo Corpo e Sangue do Senhor; todos os outros que não participam desse espírito e, no entanto, ousam comungar, esses comem e bebem a sua condenação (1 Cor 11, 29).
Ó filhos dos homens, até quando tereis duro o coração? (Sl 4, 3) Por que não conheceis a verdade e não credes no Filho de Deus? (Jo 9, 35) Eis que Ele se humilha todos os dias, como na hora em que, descendo do seu trono real (Sab 18, 15), se incarnou no seio de uma Virgem. Todos os dias vem a nós debaixo de uma humilde aparência. Todos os dias desce do seio do Pai sobre o altar, nas mãos do sacerdote. E como aos Santos Apóstolos em verdadeira carne, assim também a nós se nos mostra agora no pão sagrado. E do mesmo modo que, pelo aspecto de sua carne, eles não viam senão a humanidade, porém, contemplando-o com seus olhos espirituais, criam que era Deus, assim também nós, vendo o pão e o vinho com os nossos olhos corpóreos, vejamos e creiamos firmemente que está presente o Santíssimo Corpo e Sangue vivo e verdadeiro. E desse modo sempre está o Senhor com o seus fiéis, conforme Ele mesmo diz: Eis que estou convosco até a consumação dos séculos (Mt 28, 20).
0 comentários:
Postar um comentário