terça-feira, 1 de janeiro de 2019

Piedosas reflexões para a Festa da Circuncisão do Senhor

1° de janeiro - primeiro dia do ano civil. 
Oitava do Natal do Senhor e Festa da Circuncisão do Senhor.

EPÍSTOLA (Tit 2, 11-15):

Caríssimo, apareceu a graça de Deus, nosso Salvador, a todos os homens, ensinando-nos a renunciar à impiedade e aos desejos mundanos, e a vivermos neste século sóbria, justa e piamente, aguardando a bem-aventurada esperança e a vinda gloriosa do grande Deus e Salvador nosso, Jesus Cristo, o qual se entregou por nós, para nos remir de toda a iniquidade, e purificar para o seu serviço um povo digno de aceitação e cumpridor das boas obras. Assim fala e exorta em nome de Jesus Cristo, Nosso Senhor.



EVANGELHO (Lc 2, 21)

Naquele tempo, depois de completos os oito dias para ser circuncidado o Menino, foi-lhe posto o nome de Jesus, como o havia chamado o anjo antes de ser concebido.

REFLEXÕES

   Neste primeiro dia do ano civil agradeçamos a Deus o ter-nos conservado a vida e saúde até ao presente, e desde já façamos o firme propósito de empregar no seu santo serviço e para salvação da nossa alma o novo ano. Só assim se tornará realidade aquilo que no dia de hoje costumamos augurar uns aos outros: Feliz ano novo! 
  Celebra a Igreja hoje o fato de ter sido Nosso Senhor circuncidado, no oitavo dia do seu nascimento, conforme o rito da antiga lei, sendo-lhe posto o nome de Jesus.
   "Jesus"  quer dizer "Salvador", "Libertador", porque Jesus nos vinha salvar da eterna perdição, livrar-nos da escravidão de Satanás e restituir-nos a liberdade de filhos de Deus.
   Jesus! - É grande a eficácia deste santo nome. Em nome de Jesus os apóstolos expulsavam os demônios curaram os doentes, ressuscitaram os mortos e tornaram inofensivos os mais fortes venenos.
   A devota  invocação do nome de Jesus nas tentações afugenta o espírito maligno, porque Jesus venceu o poder do demônio. Sobretudo na hora da morte convém proferir muitas vezes este nome - nome ao qual se dobram todos os joelhos no céu, na terra e no inferno - como diz São Paulo.
   Tenhamos o cuidado de nunca proferir levianamente e sem respeito o nome de Jesus.

Fonte: Manual da paróquia, Mons. Leovigildo Franca.
Share:

0 comentários:

Postar um comentário